Manchas escuras na pele podem indicar problemas graves de saúde

tratamento-manchas-escuras

Manchas escuras e espessas nas regiões onde há dobras da pele (como axilas, virilha, costas, pescoço e barriga), e que muitas vezes se assemelham à sujeira, podem indicar um quadro de acantose nigricans.

As manchas, que podem afetar pessoas saudáveis, mas também podem estar associadas a outros problemas de saúde, são mais comuns em indivíduos de pele com coloração mais escura. A acantose nigricans é caracterizada pela hiperqueratose, que é o excesso de queratina, e pela hiperpigmentação, que ocasiona lesões de cor cinza e engrossadas, muitas vezes com aspecto verrugoso.

O que pode causar a acantose nigricans?

Dentre os problemas de saúde aos quais a acantose nigricans pode estar relacionada, estão as disfunções hormonais, inclusive o diabetes. O aumento da insulina no sangue é considerado um dos fatores que podem alterar o crescimento das células epidérmicas dando origem às lesões.

Além disso, obesidade, síndrome metabólica, remédios como corticoides, anticoncepcionais e insulina, síndrome do ovário policístico, doenças da tireoide e até mesmo alguns cânceres (como o de estômago) também podem desencadear quadros da doença.

Tenho manchas parecidas com essas, o que devo fazer?

Se você possui manchas escuras ou qualquer outra anormalidade na pele, consulte o médico dermatologista. Ele é o especialista responsável por diagnosticar as patologias da pele. No caso da acantose nigricans, esse diagnóstico é simples e, normalmente, feito por meio da análise clínica.

Existe tratamento?

Não existe um tratamento específico para a acantose nigricans, já que ele pode variar de acordo com o agente causador das manchas. Por exemplo, se a causa das manchas estiver relacionada ao diabetes, ele deve ser tratado prioritariamente.

Nos casos em que as manchas geram desconforto estético e passam a afetar a autoestima do indivíduo, o dermatologista pode prescrever o uso de cosméticos para clareamento das áreas afetadas.

Como forma de prevenção à acantose nicrgicans, procure ter hábitos saudáveis e uma dieta balanceada. Além disso, mantenha-se atento às respostas fisiológicas do seu organismo. Não negligencie qualquer sintoma diferente em seu corpo, eles podem ser um alerta para problemas mais sérios.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta com o dermatologista!

Fonte: Medical Site

Já fez o tratamento?

Deixe seu comentário!

cONHECE ALGUÉM QUE GOSTARIA DE FAZER? cOMPARTILHE!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vamos agendar uma consulta?

Sobre a Clínica Ferreira Jorge

Nossa clínica conta com um ambiente confortável e aconchegante, além de aparelhos modernos e de última geração. Tudo para prestar o melhor atendimento aos nossos pacientes.

Endereço

Rua Barão de Atibaia, 200 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13023-185

Telefone

(19) 3231-1211 | (19) 3231-1012

Dr. Carlos Alberto Ferreira Jorge

Dermatologista
CRM 32436
RQE 12399
e-mail – [email protected]

Dra. Juliana Chaib Ferreira Jorge Padilla

Dermatologista
CRM 129756
RQE 41722
e-mail – [email protected]

Dra. Adriana Chaib Ferreira Jorge

Dermatologista
CRM 160.923

e-mail – [email protected]

Demais tratamentos

Siga nosso Facebook